“Relatório” Sub20 – Corinthians

Fiz aqui um levantamento dos potenciais dos principais jogadores do sub20 que já vi jogar em algum momento. Tem bastante atleta, mas não todos. Faltam alguns reservas e os que subiram recente do sub17 que não vi tanto jogo pra formar uma opinião.

Além disso, usei o time da copinha desse ano como base pra montar a análise, por isso tem atletas nessa lista que já estão no profissional, como Breno Bidon.

Pra deixar claro, é apenas a minha opinião com alguns dados dos atletas, sem pretensão de ser o dono da verdade, até porque são questões muito relativas e não estou no dia a dia de treino, apenas vejo os jogos. Mas tentei ser o mais claro possível daquilo que já vi jogar deles para fazer esse exercício de enxergar o potencial futuro de cada um.

Time atual que jogou contra o Fortaleza no Brasileiro sub20


Primeiras opções atuais de Reservas (na LD, pode jogar o Pellegrin ou Vitinho)



Legenda
⬆ Ótimo potencial (Série A e/ou Europa)
↗ Bom potencial (No máximo série A)
➡ Potencial regular (No máximo medianos/pequenos Série A)
↘  Baixo potencial (No máximo Série B)
⬇ Baixíssimo potencial (Série C ou D)

Goleiros

Felipe Longo (GOL) – 19 anos ⬆
– Desde o sub11 no Timão
Foi destaque quando se exigiu dele na copinha e vem demonstrando liderança e boa conduta fora de campo pelo que seus treinadores falaram em entrevistas recentes. Tecnicamente me parece ainda com pouca envergadura e explosão nos jogos, mas natural pela idade (lembra muito o Donelli fisicamente nesse sentido). Tem tudo pra ser um goleiro bom pra nível nacional se evoluir tecnicamente e compensar essa pouca envergadura.

Kauê (GOL) – 20 anos ↗
– Desde o sub15 no Timão
Muitos se esquecem, mas é um goleiro que está no elenco profissional, porém machucado. Teve um passado recente de convocação pra seleção sub20 e pode ter um bom potencial caso as lesões não tenham atrapalhado seu desenvolvimento. Até se lesionar, eu o via como bom nível pra futuramente jogar em times grandes de série A; é um goleiro fisicamente acima da média pra idade e com boas qualidades técnicas.

Laterais

Léo Maná (LD) – 20 anos ⬆
– Desde o sub11 no Timão
Longe de ser jogador com futuro de gigantes europeus ou seleção brasileira, mas é o jogador mais pronto do time desde a copinha. Tem sido muito equilibrado no ataque/defesa, boa construção de jogo partindo da lateral. É o jogador que mais demonstra maturidade física e técnica pra receber chances no profissional. Tem tudo pra ser um lateral de bom nível pra ser titular em times grandes no mercado nacional.

Caipira (LD/LE/PD/PE) – 19 anos ⬇
– Desde o sub11 no Timão
Muito falado por conta do destaque no sub17, não evoluiu fisicamente o que se esperava no sub20. Hoje, é um jogador estagnado em níveis técnicos e físicos pra categoria, inclusive jogando mais de ponta do que lateral, pela dificuldade na marcação. Sempre versátil, pode jogar nos dois lados da lateral e ponta, mesmo sendo destro. Não vejo potencial alto nele se não conseguir evoluir fisicamente, apenas para no máximo times de série C.

Vitor Meer (LE/ZAG em linha de 3) – 19 anos ↘
– Desde o sub 17 no Timão
Pra mim, o atleta tecnicamente mais fraco dos titulares do elenco campeão da copinha. Tem dificuldades ofensivas, de domínio de bola e de construção no passe, apesar de ser cria do futsal. Em termos de características, é um Hugo da base, fica muito na primeira linha e toca muito de lado, priorizando a marcação e jogo aéreo. Acredito que no máximo possa ter uma carreira constante em equipes de série B, caso seja bem trabalhado.

Zagueiros

Rafael Venâncio (ZAG/LE) – 18 anos ⬆
– Desde o sub 11 no Timão
Esse atleta merecia um capítulo a parte, pois já foi atacante, lateral, volante, até virar zagueiro no sub17, tardiamente. É jogador cria de futsal, com alto nível técnico, sendo que muito chegam a compará-lo com Robert Renan, o zagueiro mais técnico revelado pelo clube e com potencial de Europa. Eu discordo dessa comparação, acho o Robert melhor do que ele, mas apesar disso tem muito potencial se evoluir defensivamente, afinal demorou pra virar zagueiro e não possui ainda tanta firmeza no setor. É um atleta que boto muita fé pra ser titular aqui e jogar na Europa se for bem trabalhado.

João Pedro Tchoca (ZAG/LD) – 20 anos (Não tem idade mais pra base) ↗
– Desde o sub 17 no timão
Atleta que fez base no Cruzeiro e Desportivo Brasil, chegou no sub17 e foi titular absoluto no sub20 por 3 anos, jogando inclusive as vezes como lateral direito. Tem boa saída de bola e velocidade pra categoria sub20, mas já demonstrou dificuldades técnicas e físicas no combate por baixo. É um jogador que não é tão forte fisicamente pra zagueiro, precisa evoluir nesse sentido, porém tem boa bola aérea defensiva. O vejo como um Fabio Ferreira dessa geração, possui muitas características semelhantes, e pode ser um jogador titular importante pra Série A em alguns momentos, assim como foi Fabio Ferreira no Botafogo. Hoje, é boa opção pra ser quinto nome da zaga profissional.

William (ZAG) – 18 anos ↗
– Desde o sub15 no Timão
Cria do Botafogo SP, é um zagueiro que subiu recente do sub17 e mostrou segurança/boa saída de bola pra idade que tem, tanto que vem tendo chances como titular. Do que vi, é cru ainda pra profissional, mas tendo essas características, pode ser uma boa promessa até pra Europa se bem trabalhado.

Renato (ZAG) – 19 anos ↘
– Desde o sub 17 no Timão
Chamou a atenção jogando pelo Atletico Goianiense na base, tendo passagem por seleção brasileira sub15 e sub17, o que fez chegar aqui. Porém, esse destaque em categorias inferiores estagnou quando fez 18 anos, e apesar de ser um zagueiro seguro pra sub20, por conta da diferença física na categoria, não evoluiu o suficiente pra ser seguro no profissional em time grande. Tem muitos problemas defensivos e técnicos pra função. Acredito que tenha um potencial levemente superior ao Meer apenas, pra times de Série B.

Thierry (ZAG)  – 18 anos ⬇
– Desde o sub20 no Timão
Recém contratado do Confiança, time que revelou Jemerson para o futebol brasileiro, está longe de ser jogador pra Corinthians. Zagueiro inseguro, de baixa qualidade técnica, é até difícil achar algo positivo nele para jogar no Corinthians, talvez só altura e idade baixa pro sub20 de pontos positivos. São essas contratações que geram desconfiança de “mutreta” na base. Não o vejo como atleta de alto nível, apenas para times de potencial de série D.

Volantes

Bahia (MC/VOL) – 18 anos ⬆
– Desde o sub11 no Timão
Muito falado na base e com convocações recentes pra seleção sub17, é um atleta que colocam muita expectativa no clube por sua qualidade de passe e liderança fora de campo. Sinceramente, eu não o vejo como atleta de futuro para grandes europeus, talvez apenas pra times grandes de série A no Brasil, mas precisa evoluir muito sem bola; é um jogador de baixa intensidade e com pouca movimentação. Tem muitas dificuldades de impor seu ritmo fisicamente. Talvez possa crescer sabendo se posicionar melhor como um 5 do que como um 8, assim usufrui mais da qualidade de passe e não precisa tanto de uma movimentação ofensiva. Mas mesmo assim teria que crescer em desarmes e intensidade de jogo. 18 anos recém completados, tem margem pra evolução.

Yago (MC/VOL) – 18 anos ↗
– Desde o sub11 no Timão
Grata surpresa no profissional do início do ano, mostrou que pode ter um potencial bom se for bem trabalhado. Volante rápido, de boa mobilidade defensiva/ofensiva e com bom passe pra idade que possui. Tem tudo pra evoluir no sub20 e quem sabe ser um jogador pra mercados menores de Europa, assim como foi Maycon.

Ryan (VOL/MC/LE/ME/MD) – 20 anos (Não tem idade mais pra base) ➡
– Desde o sub11 no Timão
Jogador operário e versátil, ajuda muito o time sem bola, porém tecnicamente é um pouco abaixo pra profissional, apesar de ser seguro pra sub 20. Fisicamente ainda é frágil nos combates, faz muita falta por ter dificuldades em tempo de bote. É um volante que foi 5 na copinha mas tem facilidade em ser 8 por cair bem pelos lados. Não vejo muito potencial nele pra Corinthians, talvez pra times médios/pequenos de série A no futuro. Emprestaria pra ganhar mais ritmo, pois aqui deve demorar pra jogar com constância.

André Luiz (VOL) – 17 anos ⬇
– Desde o sub11 no Timão
Foi titular absoluto no sub17, o que fez ser a quinta opção de volante para a copinha, ainda com 17 anos. É abaixo da média tecnicamente, não tem boa saída de jogo e ainda tem dificuldades sérias em se posicionar, o que ficou evidente no sub20. Por ter 17 anos e fisicamente parecer superior a idade, pode justificar estar no elenco sub20, mas não ponho tanta fé nele, talvez pra times de série C ou D no futuro.

Thomas Lisboa (VOL/MC) – 19 anos ⬇
– Desde o sub11 no Timão
Décimo segundo jogador na copinha e usado para melhorar o time defensivamente/fisicamente nos jogos, é um atleta com boa imposição física pro sub20, mas com passe apenas razoável. Volante que quebra galho de 8 mas é 5 de origem e provavelmente será 5 quando se profissionalizar, por conta de suas características, muito mais defensivas do que ofensivas. Outro que vejo com baixo potencial, apenas para no máximo série C.

Thomas Argentino (VOL/ZAG/LD) – 20 anos ⬇
 – Desde o sub13 no Timão
Versátil e com a popular raça argentina, é um jogador tecnicamente fraco pra alto nível de futebol brasileiro. Só toca de lado, faz muitas faltas e poucos desarmes. É um volante ultra comum pra mercado nacional. Sem contar sua baixa estatura pra funções defensivas. Como potencial, acredito no máximo em times de Série D ou equipes de ligas menores do futebol argentino.

Meias

Breno Bidon (MC/MEI/VOL/MD/ME) – 19 anos ⬆
– Desde o sub15 no Timão
Talvez o atleta com mais potencial do time que ganhou a copinha, é cria da Lusa e passou pelo Audax, antes de chegar aqui. Muito versátil e técnico, é criativo, com bom passe longo e chute de fora da área. Seus pontos negativos são a baixa intensidade pra dar ritmo ao seu jogo e dificuldade física no combate, caso jogue de volante. Acredito mais nele sendo meia ou terceiro homem de meio campo do que um 8 jogando ao lado do 5, como foi na copinha. Precisa evoluir para chegar a jogar nos gigantes europeus, mas vejo potencial nisso, pois tem técnica muito avançada pra idade.

Pedrinho (MEI/ATA/PD/PE) – 20 anos ➡
– Desde o sub11 no Timão
Quem não lembra do Matheuzinho campeão da copinha de 2012?! Infelizmente o vejo muito semelhante ao Pedrinho em termos técnicos. Fraco fisicamente, pouco participativo na construção de jogo pra camisa 10, sendo muitas vezes deslocado para os lados por ter dificuldades de fazer jogo estando de costas. Já jogou de ponta, falso 9, mas o melhor destaque foi de 10 encostando no 9, pisando na área. Não o vejo como jogador pra equipes grandes de série A, mas se conseguir evoluir bem fisicamente, pode chegar a ser titular de times menores de série A. Nível de potencial semelhante ao Ryan, apesar de não ter nada a vê em características.

Adryan (MEI/MC/LE) – 18 anos ↘
– Desde o sub17 no Timão e atualmente emprestado ao Athletico PR.
Cria do São Bernardo, chegou sendo lateral e segundo volante, mas foi de camisa 10 que chamou a atenção no sub17. Porém não demonstrou intensidade no sub20, lembrou muito os trotes do Luan no meio campo. Ou seja, mais um daqueles com técnica boa, mas que não se esforça fisicamente. Lembra o Marciel pelo estilo. Potencial pra times de série C ou no máximo série B.

Jhonatan (MEI/MC) – 20 anos ⬇
– Desde o sub20 no Timão
Foi contratado ano passado vindo de 2 anos sendo reserva no Palmeiras. É mais um daqueles que não da pra entender como joga aqui. Só empresário pode explicar. Muito abaixo da média, não tem nível técnico pra ser meia ou ponta. Potencial de Série D apenas.

Pontas

Kayke (PE/PD) – 19 anos ⬆
– Desde o sub17 no Timão
Revelado no sub14 do ECUS (mesmo time que revelou Murillo, Felipe Augusto e Matheus Araujo), teve passagem de 3 anos no Palmeiras antes de vir pra cá. É um jogador que era reserva no sub20, mas com a subida de Biro, Giovane e Wesley, virou titular absoluto, porém pouco constante. Na copinha, passou a se destacar depois da primeira fase, mas mesmo assim demonstrava baixo nível físico e aparecia pouco nos jogos. Porém o pouco que aparecia, por ter qualidade técnica acima da média (cria do futsal), chamava a atenção pela eficácia das ações com bola. O interessante dele é que é um ponta de drible curto, sem tanta velocidade, mas com muita técnica no drible/passe. O lado ruim é que lembra muito o Roger Guedes nessa falta de intensidade, no estilo de corrida sem bola. Como potencial, se evoluir na corrida sem bola, vejo de bom nível pra ser titular em série A nacional e quem sabe mercados menores europeus/grandes asiáticos.

GH (PE/PD/ATA/MEI) – 17 anos ⬆
– Desde o sub 13 no Timão
Versátil na última linha, é aquele clássico jogador que não se destaca tanto em nada especificamente, mas é equilibrado na maioria das qualidades ofensivas (velocidade, passe, drible, finalização), podendo jogar por fora e por dentro em múltiplas funções. Muito falado na base, assim como Bahia, já teve o nome envolvido para vendas no Leste Europeu. Porém também coloco um freio nesse atleta, não o vejo com potencial de grandes europeus. Talvez no máximo para mercados inferiores da Europa se evoluir fisicamente e sem bola.

Juninho (PE/PD) – 17 anos ↗
– Desde o sub15 no Timão
Cria do sub11 do Jabaquara, é um jogador com extracampo delicado. Já teve puxões de orelha na base. Acredito que se for bem trabalhado fisicamente e profissionalmente, tem bom potencial pra times grande da série A, pois é muito ágil e veloz para a idade.

Léo Agostinho (PD/PE/LD) – 18 anos ➡
– Desde o sub11 no Timão
Lateral de origem, foi deslocado pra ponta nas categorias inferiores. Tem mais facilidade de jogo pela direita, por ter sido lateral. Ainda é muito frágil fisicamente pra sub20, é visível até pela TV isso. Da pra perceber que tem velocidade e bom drible em profundidade, mas sofre pra ficar em pé nos combates e para aguentar o ritmo dos 90 minutos. Vejo potencial razoável pra ele, pra times de Série B ou menores de série A.

Higor (PD/PE) – 21 anos (Não tem idade mais pra base) ↘
– Desde o sub20 no Timão
Cria do XV Jaú e usando o apelido de Higuinho, chegou tarde para a base do Corinthians, tendo destaque apenas no ano passado. É um jogador claramente com evolução tardia na carreira. É um ponta construtor, sem tanta velocidade, mas com bom drible e passe/cruzamento. Não acredito que possa ir muito além do que já joga hoje. Assim como o zagueiro Renato, é um jogador útil pra elenco sub20, mas muito aquém pra profissional de grandes clubes. Talvez seja o segundo jogador de pior potencial do time titular campeão da copinha, na frente apenas do Meer. Como potencial vejo apenas para Série C ou no máximo equipes de série B em algum momento de auge na carreira.

Atacantes

Arthur Sousa (ATA) – 21 anos (Não tem idade mais pra base) ➡
– Desde o sub17 no Timão
Cria do Desportivo Brasil, é um atleta que disputou posição por muito tempo com o Felipe Augusto na base, sendo titular absoluto após a subida do Felipe no profissional. É um jogador alto, mas que tem velocidade. Deixa a desejar na construção de jogo e na técnica, precisando muito que a bola chegue nele pra render. Não vejo um potencial enorme pra ele, mas pode evoluir bem e jogar em times médios/menores de série A. Acho que não chegará ao nível que se espera de um titular absoluto no Corinthians.

Beto (ATA) – 18 anos ⬇
– Desde o Sub 15 no Timão
Cria do Grêmio Prudente e do Marília, era volante até ser deslocado pra camisa 9 aqui no sub17. Acho muito abaixo tecnicamente e com pouca intensidade de jogo. Não ajuda em nada na construção de jogo, se movimenta com dificuldade pra jogar de costas e não tem boa finalização/cabeceio. Sinceramente, acho um jogador que não se justifica estar no sub 20 do Corinthians como camisa 9. Tem potencial pra no máximo equipes de série D.

Franco Delgado (ATA) – 18 anos ⬇
– Desde o Sub 20 no Timão
Uruguaio, tem estilo clássico de 9 raçudo e facilidade em marcar pressão sem bola, além de encurtar o espaço para o passe dos zagueiros adversários. Deu pra ver que tenta muito o jogo de força e bola aérea, mas tem sérias dificuldades técnicas de execução básica. Sinceramente, não da pra entender sua contratação recente, é muito abaixo tecnicamente pra Corinthians e até pra times de série D como potencial. Imagino que vá jogar nos pequenos do Uruguai no futuro.

Deixe um comentário